Um estudo publicado na revista científica Jama revelou que pessoas que começam a se exercitar na meia idade têm o risco de mortalidade reduzido nos mesmos níveis do que pessoas que se exercitam desde a adolescência.
O profissional de educação física e consultor do Bem Estar Marcio Atala lembra que nunca é tarde para começar. Mesmo após os 60 anos, quem começa a praticar exercício tem benefícios, principalmente no que se refere a ganho de massa muscular, equilíbrio, diminuição da perda de cognição e manutenção de laços sociais.
Contudo, não é porque os benefícios são iguais que a pessoa deve pensar em atividade física só após os 40 anos. A atividade física melhora a qualidade de vida e pode evitar doenças relacionadas ao sedentarismo.
https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.567.2_pt_br.html#goog_2094262084Reproduzir vídeo
–:–/–:–Silenciar somTela cheia
Estudo revela benefícios dos exercícios após os 40 anos
O estudo foi feito com 315.059 pessoas. Quem fez exercício desde a adolescência teve redução de mortalidade de 29% a 36%. Já quem fez exercício após os 40 anos teve redução de mortalidade de 32% a 35%.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).
Veja a recomendação da OMS sobre níveis de atividade física para todas as faixas etárias:
ATIVIDADE FÍSICA
IDADE RECOMENDAÇÃO/SEMANA NÍVEL DA ATIVIDADE 5 a 17 anos Mais de 60 minutos de exercícios aeróbicos Moderada a vigorosa 18 a 64 anos No mínimo 150 minutos exercícios aeróbicos Moderada 75 minutos de exercícios aeróbicos Vigorosa Maiores de 64 anos 150 minutos exercícios aeróbicos Moderada 75 minutos exercícios aeróbicos Vigorosa Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)
4 dicas para começar a prática de atividade física
- Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares
- Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico
- Praticar atividade física perto de casa não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito
- Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais