Cozinhar pode ser uma tarefa difícil para quem não tem habilidades, tempo ou disposição. É preciso ter criatividade, e no final você ainda precisa limpar toda a cozinha! Mas pense: existe algo melhor do que uma comidinha caseira?
+ Marmitas fitness podem ser a solução para sua dieta; aprenda a fazê-las
Ao cozinhar, você sabe exatamente o que está consumindo, qual foi o modo de preparo daqueles alimentos e todos os ingredientes que estão entrando em seu organismo. Além disso, preparar suas próprias refeições te ajuda a economizar e criar laços afetivos com a comida e com suas companhias. A seguir, confira oito benefícios de preparar comidas em casa com informações do “UOL VivaBem”.
Controle de peso
Cozinhar a própria comida traz consciência para os alimentos que estão sendo consumidos e estimula escolhas mais saudáveis. Além disso, a prática pode diminuir as calorias consumidas, já que, normalmente, quem cozinha para si o faz em quantidades exatas.
Estudos mostram, ainda, que comer em casa reduz o consumo de carboidratos e gorduras, resultando em refeições mais saudáveis e nutritivas.
Menor consumo de sódio
Cozinhando em casa, é possível optar por temperos naturais e evitar o excesso de sal — o que é especialmente benéfico para quem precisa moderar o consumo de sódio, que aumenta o risco de hipertensão e doenças cardiovasculares.
Alimentos sempre limpos
Alimentos como frutas e legumes têm sua higienização garantida ao serem preparados em casa, evitando a contaminação por micro-organismos. O mesmo vale para utensílios e bancadas.
Melhor relação com a comida
Cozinhar pode ser terapêutico e melhorar o humor e a disposição, além de melhorar a relação com os alimentos.
Ajuda na socialização
Preparar refeições em casa pode ser uma forma de reunir familiares e amigos na hora de cozinhar e de comer.